O Sirène é um bar, claro, mas quem realmente conhece a gente sabe que é preciso muita gestão de marca pra construir e gerenciar essa família, uma galera que se amarra não só no nosso rolê, mas na nossa marca.
Desde o começo, nos esforçamos pra fazer do Sirène mais do que um bar que vende peixe com batata: quisemos construir uma marca forte, autêntica, com a qual as pessoas se identifiquem.
Claro que construir isso não é fácil: tem que ralar muito e ler muito. Estudar como as grandes marcas fizeram, adaptar estratégias pro seu tipo de negócio, entender o que pode (ou não) funcionar no seu caso, pro seu público. No início, cuidamos de tudo sozinhos, depois começamos a contar com o suporte de agências e profissionais de branding, que nos ajudaram a, literalmente, encontrar nossa essência.
Então, se liga nessas dicas que separamos para construir uma marca forte:
1.Conheça a sua marca
Pode parecer óbvio, mas conhecer a si mesmo e o seu negócio é essencial pra tal da gestão de marca. A identidade de uma marca como a nossa – o Sirène – está muito ligada a quem nós somos: uma galera que curte os rolês mais loucos, curte skate, surf, viagem e diversão.
O Sirène é autêntico porque ele não vende uma falsa imagem: o nosso lifestyle combina com o da marca, e vice-versa. Claro que isso nem sempre é possível de ser colocado em prática, mas acredite: se a sua marca tiver a ver com você, administrá-la vai ser muito mais fácil.

2. Esteja onde seu público está
Outra coisa que você precisa fazer é: estar onde o seu público está. Se tem empresa que ainda investe em comercial de TV, é porque ainda tem gente assistindo. Mas essa estratégia não funciona para todo mundo. Você precisa conhecer o seu público pra saber onde alcançá-lo.
Nós, do Sirène, abraçamos o online e as redes sociais, pois nosso público é uma galera jovem, moderna, conectada. Porém, quando a pessoa recebe um produto nosso pelo delivery, pode recebe uma cartinha, escrita à mão, como “antigamente”. Uma estratégia não exclui a outra, saca? O importante é alcançar o seu público.

3. Use a linguagem certa
E por falar em estratégias, é fundamental que você saiba se comunicar com o seu público. Seja em um panfleto, ou em um Stories do Instagram, a linguagem deve estar de acordo com a sua marca e o seu público.
Isso é algo que pode precisar de uma equipe especializada, ou de um bom profissional de comunicação, mas, na dúvida, sempre vale usar o bom senso: as pessoas consomem aquilo com que se identificam, e isso vale pro jeito como a marca “conversa” com elas. Se você vende pranchas de surf, deixa o discurso “certinho” pra lá e pega onda na linguagem dos surfistas!

4. Tenha um diferencial
Essa é outra coisa que é até simples de entender, mas nem tão fácil de ser colocada em prática: se o seu produto tem concorrência (e qual não tem?), você precisa ter um algo a mais, algo que destaque a sua marca, e faça o cliente querer ela, ao invés do produto rival.
O Sirène é um bom exemplo: somos um bar que vende fish & chips, mas há muito mais coisas envolvidas. Comercializamos roupas e acessórios da hora, temos um ambiente maneiro, e tentamos sempre prestar o melhor atendimento possível. Nosso produto é bom, mas a galera não vem só por ele, vem pela “experiência” envolvida.
5. Conheça seus concorrentes
E já que falamos em concorrência, é importante que você conheça seus principais concorrentes tão bem quanto o seu próprio negócio. Fazer uma análise de mercado é essencial, e manter estes dados sempre atualizados é fundamental pra você não ficar pra trás.
Saber o que outros players do seu mercado estão fazendo e que abordagem eles estão utilizando ajuda o seu negócio a se diferenciar. E, estudar o concorrente também pode ajudá-lo a conhecer os acertos (que você pode adaptar pra sua empresa) e erros (que você não vai querer repetir) do seu nicho.
Esperamos que essas dicas ajudem a sua marca. Vamos trazer esporadicamente mais conteúdos sobre negócios, branding e gestão de marca por aqui, blz? Até lá, fica ligado nas nossas redes sociais, que sempre tem conteúdo massa sendo publicado.
Valeu, família! Abraços!