Vamos trocar uma idéia sobre gestão de marca?

Vamos trocar uma idéia sobre gestão de marca?

30/09/2020by Sirene

O Sirène é um bar, claro, mas quem realmente conhece a gente sabe que é preciso muita gestão de marca pra construir e gerenciar essa família, uma galera que se amarra não só no nosso rolê, mas na nossa marca.

Desde o começo, nos esforçamos pra fazer do Sirène mais do que um bar que vende peixe com batata: quisemos construir uma marca forte, autêntica, com a qual as pessoas se identifiquem. 

Claro que construir isso não é fácil: tem que ralar muito e ler muito. Estudar como as grandes marcas fizeram, adaptar estratégias pro seu tipo de negócio, entender o que pode (ou não) funcionar no seu caso, pro seu público. No início, cuidamos de tudo sozinhos, depois começamos a contar com o suporte de agências e profissionais de branding, que nos ajudaram a, literalmente, encontrar nossa essência. 

Então, se liga nessas dicas que separamos para construir uma marca forte:

1.Conheça a sua marca 

Pode parecer óbvio, mas conhecer a si mesmo e o seu negócio é essencial pra tal da gestão de marca. A identidade de uma marca como a nossa – o Sirène – está muito ligada a quem nós somos: uma galera que curte os rolês mais loucos, curte skate, surf, viagem e diversão. 

 O Sirène é autêntico porque ele não vende uma falsa imagem: o nosso lifestyle combina com o da marca, e vice-versa. Claro que isso nem sempre é possível de ser colocado em prática, mas acredite: se a sua marca tiver a ver com você, administrá-la vai ser muito mais fácil. 

Gestão de marcas faz fidelizar clientes e aumentar o lucro.

2. Esteja onde seu público está 

Outra coisa que você precisa fazer é: estar onde o seu público está. Se tem empresa que ainda investe em comercial de TV, é porque ainda tem gente assistindo. Mas essa estratégia não funciona para todo mundo. Você precisa conhecer o seu público pra saber onde alcançá-lo. 

Nós, do Sirène, abraçamos o online e as redes sociais, pois nosso público é uma galera jovem, moderna, conectada. Porém, quando a pessoa recebe um produto nosso pelo delivery, pode recebe uma cartinha, escrita à mão, como “antigamente”. Uma estratégia não exclui a outra, saca? O importante é alcançar o seu público. 

Loja Sirène

3. Use a linguagem certa 

E por falar em estratégias, é fundamental que você saiba se comunicar com o seu público. Seja em um panfleto, ou em um Stories do Instagram, a linguagem deve estar de acordo com a sua marca e o seu público

Isso é algo que pode precisar de uma equipe especializada, ou de um bom profissional de comunicação, mas, na dúvida, sempre vale usar o bom senso: as pessoas consomem aquilo com que se identificam, e isso vale pro jeito como a marca “conversa” com elas. Se você vende pranchas de surf, deixa o discurso “certinho” pra lá e pega onda na linguagem dos surfistas! 

gestão de marcas sirène

4. Tenha um diferencial 

Essa é outra coisa que é até simples de entender, mas nem tão fácil de ser colocada em prática: se o seu produto tem concorrência (e qual não tem?), você precisa ter um algo a mais, algo que destaque a sua marca, e faça o cliente querer ela, ao invés do produto rival. 

O Sirène é um bom exemplo: somos um bar que vende fish & chips, mas há muito mais coisas envolvidas. Comercializamos roupas e acessórios da hora, temos um ambiente maneiro, e tentamos sempre prestar o melhor atendimento possível. Nosso produto é bom, mas a galera não vem só por ele, vem pela “experiência” envolvida. 

pessoa segurando uma embalagem com Fish & chip dentro
Fish & Chips Vegano / Fakie Fish é novo diferencial do Sirène
e tem excelente aceitação.

5. Conheça seus concorrentes 

E já que falamos em concorrência, é importante que você conheça seus principais concorrentes tão bem quanto o seu próprio negócio. Fazer uma análise de mercado é essencial, e manter estes dados sempre atualizados é fundamental pra você não ficar pra trás. 

Saber o que outros players do seu mercado estão fazendo e que abordagem eles estão utilizando ajuda o seu negócio a se diferenciar. E, estudar o concorrente também pode ajudá-lo a conhecer os acertos (que você pode adaptar pra sua empresa) e erros (que você não vai querer repetir) do seu nicho. 

Esperamos que essas dicas ajudem a sua marca. Vamos trazer esporadicamente mais conteúdos sobre negócios, branding e gestão de marca por aqui, blz? Até lá, fica ligado nas nossas redes sociais, que sempre tem conteúdo massa sendo publicado. 

Valeu, família! Abraços! 

 



DÁ UM TOQUE PRA GENTE!


JOIN US


CONHEÇA NOSSAS LOJASSEJA UM FRANQUEADO



comercial@sirene.com.br



..